Canal de atendimento atendimento@medaula.com.br
(31) 3245-5781 (31) 9 8882-9624
Rua Grão Pará, 737 Conjunto: 1101 - 11o andar, BH
CNPJ: 07.254.304/0001-24

Escoliose Idiopática

18 de março, 2021

Este tema apresenta maior relevância nas questões abertas dos concursos e nas provas práticas, a relevância nas questões fechadas tem diminuído ao passar dos anos, conforme você verá pelas questões listadas. De qualquer maneira, o tema escoliose idiopática é o mais frequente nas questões sobre este capítulo!

Os temas prognóstico em cifose e alterações de pior prognóstico na escoliose congênita foram questões da prova teórica em 2020 no TEOT!

Escoliose: deformidade tridimensional no plano sagital com angulação acima de 10º, pode ser dividida, segundo a SRS, em:

– Não estruturada – deformidade no plano sagital, não progressiva e secundária a algum outro problema, como inclinação pélvica, discrepância de membros ou antálgica;

. Estruturada – deformidade rotacional visto no plano transverso, progressiva e primária.

  1. Curva estruturada ou não estruturada: este termo ficou mais claro com a classificação de Lenke, 2001, que definiu que uma curva estruturada é aquela que ao se fazer as provas radiográficas de inclinação lateral, esta permanece acima ou igual a 25º de ângulo de Cobb. Já a curva não estruturada, o valor do Cobb, na prova de inclinação lateral fica abaixo de 25º .
  2. Curva principal ou primária: é a curva estruturada de maior valor angular.
  3. Curva secundária: é a curva de menor valor angular que a principal, porém, ao se fazer a prova de inclinação lateral, ela poderá se mostrar ser um curva estruturada (> 25º ) ou não estruturada (< 25º ).
  4. Curva rígida: é aquela curva que, ao se fazer a prova de inclinação lateral, irá corrigir menos que 50%. Ex – 70º de Cobb vai para 55º .
  5. Modificador lombar (CSVL): é utilizado para diferenciar a magnitude da curva lombar. O tratamento das curvas com modificador tipo C é o mais controverso, devido à divergência entre os estudiosos em determinar qual a última vértebra a ser instrumentada.


Quer ficar por dentro de todos os nossos conteúdos?